JornalCana

Etanol: brasil deve ser principal fornecedor das filipinas

Uma nova legislação adotada pelas Filipinas, que exige a mistura de 5% de etanol à gasolina (E5) e 2% de biodiesel ao diesel comum, deve transformar o Brasil em principal fornecedor de etanol do país. A opinião é do vice-presidente do Conselho Nacional de Biocombustíveis das Filipinas, Rafael Coscol-Iuela.

As nova legislação, que entrou em vigor na sexta-feira (06/02/2009), foi a saída encontrada pelo país para combater a escassez de combustíveis e reduzir a dependência do petróleo importado. Ela exige que as empresas distribuidoras de combustíveis, entre elas a principal empresa do setor no país, a Petron, e as unidades locais da Royal Dutch Shell e da Chevron, misturem o etanol à gasolina e o biodiesel ao diesel comum.

Segundo o diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão de Sousa, o acréscimo das Filipinas à lista crescente de países que adotaram leis favoráveis à redução da dependência de combustíveis fósseis para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa é um fato muito significativo. Uma maior demanda mundial pode favorecer as exportações brasileiras de etanol de cana-de-açúcar, comprovadamente um dos modelos de produção mais eficientes na geração de energias alternativas.

Para atender à demanda deste ano, o governo filipino precisará de 184 milhões de litros de etanol. Segundo Coscol-Iuela, a maior parte desta necessidade deverá ser suprida pelo biocombustível derivado da cana-de-açúcar.

Entre os países que já adotaram a mistura de etanol à gasolina estão a Colômbia (10% em volume, em 70% de seu território), India (5%), Tailândia (10%), China (10%, nas províncias de Guangxi, Anhui, Henan, Liaoning, Jilin, Heilongjiang, Hubei, Jiangsu, Shandong e Hebei), Taiwan (3%, a partir de 2011, embora já ofereça mistura não-obrigatória de gasolina com etanol) e Uruguai (5%, em 2014).

As informações partem da assessoria da Unica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram