Mercado

Etanol: Arbitragem do governo atrapalha setor, diz especialista

img4194

A grande dificuldade que o setor sucroenergético enfrenta é a intromissão do governo. Essa é a conclusão de Salmeron Ratsbone, operador de mercado da União Corretora. “O governo tem que governar, não arbitrar preços, pois enquanto isso o setor segue penalizado já que não há condição de se investir em novos projetos. Toda vez que o governo colocar o mercado a mercê da sua necessidade política, afastará investidores, vamos continuar tendo as mesmas oportunidades e o etanol perderá espaço”.

Para o especialista, o mercado deveria trabalhar livremente, sem imposições. “Isso atrapalha a programação da Usina em sua produção, não ajuda a manter um estoque regulador e transfere sua responsabilidade para o setor”, revela.

Gasolina x etanol

wp_posts

Para Ratsbone, o governo terá que alterar o preço da gasolina, mas isso não deve acontecer de imediato. “De qualquer forma acabará aliviando o consumo do etanol porque haverá aumento de frota. Ainda será a melhor opção. Acho que o mercado de gasolina e de etanol deveria ser livre, pois se a Petrobras dá subsídio para o combustível fóssil mascara a situação”.

Mercado sucroenergético

Segundo ele, o setor está numa situação lamentável, sem preço, sem produto e sem expectativa. “A situação atual de crise não será resolvida na próxima safra, pois teremos uma safra ainda para se recuperar, com dividas que rolam para o ano que vem. Dessa forma, poderemos ter produto mas sem preços atrativos novamente em 2013”, afirma.

Banner Revistas Mobile