JornalCana

Etanol adequado deve combater mudança climática, diz ONU

Os tipos adequados de biocombustíveis devem ser promovidos para combater as mudanças climáticas, e não o etanol à base de milho (produzido principalmente nos Estados Unidos), que tem produtividade muito baixa.

A afirmação foi feita ontem pelo diretor do Programa da ONU (Organização da Nações Unidas) para o Meio Ambiente na Europa, Christophe Bouvier.

Planos para expandir a produção de biocombustível em muitas partes do mundo estão sendo examinados atentamente após a recente disparada dos preços dos alimentos e temores de que as duas indústrias possam estar competindo.

“Acho que é uma questão de ter certeza de que os biocombustíveis corretos estejam sendo promovidos, e não outros”, disse Bouvier.

“Há casos, como a cana-de-açúcar, usada como matéria-prima na produção de etanol no Brasil, por exemplo, em que eles (combustíveis adequados), são parte da solução, desde que sejam produzidos corretamente, nos lugares certos e em um sistema sustentável de produção”, completou.

Entretanto, ele criticou o uso de milho como matéria-prima, como ocorre nos Estados Unidos. “Acredito que haja uma preocupação de que o investimento e os compromissos em parte da produção de biocombustível em alguns casos não tenham ido para a direção correta.” O diretor da ONU disse ainda que não sabe se o milho está morto (como um biocombustível), “mas certamente este é um dos exemplos em que você pode ver que a produtividade é muito baixa e há um potencial de competição com os alimentos”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram