JornalCana

Estudos avaliam variedade de cana para irrigação plena

O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) em parceria com a Usina Coruripe está trabalhando em uma nova variedade direcionada para áreas de irrigação plena. Recentemente a Usina Coruripe ampliou sua área de irrigação por gotejamento totalizando 2 mil hectares. O cruzamento, que foi feito há cerca de dois anos, vem sendo acompanhado pelos pesquisadores. A variedade RB 579, uma das mais plantadas no Estado de Alagoas, até o momento é a mais rentável e resistente cana-de-açúcar das variedades liberadas no mercado, segundo os dados. “Ainda estamos avaliando em condição de planta, mas já dá para notar que é uma variedade que promete excelentes resultados. Arrisco até dizer que pode levar um tempo médio menor que as outras para ser liberada para o mercado”, revela o pesquisador do PMGCA, Antônio Rosário.

Antônio Rosário explica que o processo ainda está em fase fase inicial, pois são necessários em média 12 anos para que seja comprovada a finalidade de uma nova variedade de cana. “Iniciamos o trabalho a partir da necessidade apresentada pelas usinas do estado. A Coruripe, por exemplo, vem realizando investimentos ao longo dos anos em irrigação e o sistema de gotejamento foi o que mais deu resposta”, declara.

Segundo Eraldo Pereira, supervisor de pesquisa e desenvolvimento agrícola, há uma expectativa muito grande para a nova variedade já que a Usina Coruripe vem trabalhando há quase 20 anos com pesquisa junto ao PMGCA e há 10 anos na ampliação da área irrigada da Usina em busca de melhor rendimento. “Nós do setor de pesquisa da Usina junto ao PMGCA trabalhamos por um aprimoramento contínuo. E agora queremos uma variedade que com o nutriente necessário nos dê uma resposta maior”, afirma o supervisor de pesquisa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram