JornalCana

Estudo pretende incentivar criação de pequenas destilarias

A participação dos pequenos fornecedores de cana no mercado não acompanha o crescimento do setor sucroalcooleiro. Pelo contrário. Está ocorrendo um aumento do arrendamento de terras para os grandes produtores de cana, açúcar e álcool. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se o quadro for mantido, a participação dos pequenos fornecedores deverá cair, nos próximos 10 anos, de 30% para 10%. Para tentar reverter essa tendência, a CNA e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) estão formando um grupo para estudar as possibilidades da criação de pequenas unidades produtoras de álcool.

O assunto foi abordado ontem, 1º de agosto, na sede da entidade, quando representantes do Ministério e da Comissão Nacional da Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura discutiram os itens que deverão fazer parte de um manual com orientações para pequenos produtores e associações. Segundo a Agência CNA, essa publicação terá informações sobre fontes de financiamento, tecnologias acessíveis e questões legais relacionadas à montagem de uma usina produtora de álcool de pequeno porte.

De acordo com estudos sobre micro, mini e pequenas destilarias, realizados anteriormente, uma unidade, com produção diária de 5 mil a 10 mil litros de álcool, poderia contar com o fornecimento de cana de aproximadamente 15 produtores. Cada um deles com área de apenas 10 hectares.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram