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Estudo demonstra competitividade e vantagens do álcool

O aumento do preço do litro do álcool, durante o atual período de entressafra, não invalida e nem mesmo reduz as vantagens do uso do produto pelo consumidor. Estudos realizados pela professora e pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Miriam Bacchi, demonstram que o preço médio do álcool hidratado, em 2005,de R$ 0,74 o litro, sem impostos, deflacionado pelo IGP-M, foi o segundo menor em seis anos. Segundo ela, esse preço só esteve acima da média de 2004, que ficou em R$ 0,61 o litro.

No decorrer dos anos, o álcool tem demonstrado a sua competitividade no mercado. Quando comparado a outros anos, o preço médio de 2005 mantém-se menor: o valor médio de 2003 foi de R$ 0,78; o de 2002 alcançou R$ 0,74; e os preços de 2001 e 2000 ficaram em R$ 0,81 o litro. Para a professora Miriam Bacchi, o álcool gera vantagens não somente no aspecto financeiro, como também nas áreas ambiental e social.

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