JornalCana

Estratégia política pode impedir Rússia de aderir ao tratado de Kyoto

Com possíveis restrições impostas pelos Estados Unidos, “a Rússia mudou de idéia”. Esta é a conclusão de uma fonte do setor, ao se referir a possível desistência da Rússia à assinatura do Protocolo de Kyoto. “É uma estratégia política porque os Estados Unidos não aprovam o Protocolo de Kyoto e está apoiando a entrada da Rússia na OMC”, lembra a fonte.

Em seguida, o governo russo desmentiu a declaração do assessor econômico, Andrei Illarionov, a não ratificação ao Protocolo. “Estamos caminhando na direção da ratificação, não há ainda decisões” , afirmou Mukhamed Tsikhanov, vice-ministro da economia.

Para o engenheiro de projeto da Econergy, Carlos Grieco, sem dúvida é uma questão política. “Não poderia negar essa possibilidade da influência norte-americana porque a ratificação iria contra os Estados Unidos”, lembra.

A Casa Branca negou que esteja tentando influenciar a decisão de outros países sobre a ratificação do documento.

O acordo de 1997, foi assinado por 120 países; para entrar em vigor, ele precisa ser ratificado por 55 países, que respondam por pelo menos 55% das emissões de gases.

Na ocasião, os Estados Unidos ainda no governo de Bill Clinton, assinaram o Protocolo, mas George W. Bush, retirou a assinatura.

Com isso, a ratificação do acordo pela Rússia havia se tornado uma condição necessária para sua implementação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram