JornalCana

Estratégia da França pode barrar pretensões brasileiras

Com espírito de firmeza, a França pretende barrar as pretensões do Brasil – e de outros países – em conquistar uma situação mais favorável na questão agrícola. O ministro francês da Agricultura, Dominique Bussereau, chegou a declarar que prefere um “fracasso” a um “mau acordo” na reunião, que será realizada a partir de amanhã, 29 de junho, em Genebra. No encontro de 149 ministros dos países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), que pretende buscar fórmulas para calcular os cortes tarifários a serem aplicados no comércio de bens agrícolas e industriais, Bussereau argumentará que a Comissão Européia não pode exceder os limites fixados pelos países da União Européia (UE).

Outros integrantes da OMC, como a Espanha e Itália, têm se alinhado à postura francesa, enfatizando que não deve ser ultrapassado o limite proposto na reunião de Bruxelas, que aconteceu em outubro. O Brasil, que desempenha o papel de líder, juntamente com a Índia no Grupo dos 20 (G-20), defenderá que os países ricos sejam mais drásticos em relação aos cortes tarifários sobre as importações de bens agrícolas e industriais. Os países em desenvolvimento também pressionam os Estados Unidos por uma redução nos subsídios internos à agricultura. Essas negociações são consideradas fundamentais para a Rodada de Doha. O G-20 é composto por nove países latino-americanos, seis asiáticos e cinco africanos.

O comissário de Comércio da UE, Peter Mandelson, – que é negociador do bloco, juntamente com a comissária da Agricultura, Mariann Fischer Boel -, afirmou que é possível melhorar a oferta, desde que os Estados Unidos acompanhem a proposta européia. Os países mais ricos e industrializados pedem também mais acesso aos mercados industriais das economias emergentes. Há muitos interesses em jogo, fazendo com que a disputa não fique restrita ao posicionamento e ao desempenho de Brasil e França na próxima rodada de negociações.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram