fbpx

Estoques mundiais de açúcar são suficientes para seis meses

Estimativa é da Organização Internacional do Açúcar

A pouco menos de dois meses e meio do início da safra global de açúcar 2019/20, a previsão é de que há estoque suficiente para um semestre.

Esse estoque corresponde a estimadas 94 milhões de toneladas do adoçante.

O montante é capaz de atender ao consumo mundial entre outubro próximo, quando começa a safra, e junho de 2020.

Os dados foram divulgados nessa semana pela mídia e baseiam-se em previsões da Organização Internacional do Açúcar (OIT).

A ‘abastada’ armazenagem do adoçante soma a ‘sobreoferta’ de 11 milhões de toneladas da última safra, mais a estimada produção a ser contabilizada a partir de outubro.

Mas é de se perguntar: e depois de junho de 2020, como ficam os estoques?

JornalCana apurou junto a analistas que há incógnitas para responder à pergunta. Irá depender, por exemplo, do comportamento da produção da Índia.

Se as usinas locais tiverem bom desempenho produtivo, certamente os estoques subirão.

Mas a menor incidência pluviométrica, chamada de monções, mais dúvidas sobre a continuidade de subsídios locais para exportações, sugerem dúvidas.

Por fim, é esperar.

Expectativas

Em evento recente em Piracicaba, no interior paulista, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio, diretor da Canaplan, deu expectativas.

“Usina que tiver estoque de açúcar na entressafra poderá ter boas notícias”, disse ele, considerando possível falta do produto, com o consequente aumento de preços.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X