JornalCana

Estoques de álcool são suficientes até abril

Os estoques atuais de álcool combustível são suficientes para garantir a oferta do produto até o início da nova safra, a 2007/08, segundo analistas de mercado.

No mercado interno, os preços do álcool em queda refletem os bons volumes estocados nas usinas. Na semana encerrada no dia 9 de fevereiro, o litro do álcool anidro estava em R$ 0,81947 (sem impostos), com recuo de 3,03% em relação à semana anterior. O litro do hidratado encerrou no dia 9 de fevereiro a R$ 0,78281 (sem impostos), com recuo de 3,66% sobre a semana anterior, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No início do ano, os estoques de álcool combustíveis estavam estimados em 5 bilhões de litros. Como o consumo mensal é de aproximadamente 1,1 bilhão de litros, o Ministério da Agricultura estima que dá para chegar a meados de abril, com mais de 500 mil litros em estoques.

Considerando uma produção dentro da normalidade, sem problemas climáticos, a produção de março a abril da nova safra deve gerar cerca de 600 milhões de litros de álcool e 600 mil toneladas de caçúcar, de acordo com a União da Agroindústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

A expectativa do setor sucroalcooleiro é de que o governo revise a alíquota da mistura do álcool na gasolina dos atuais 23% para 25% no início da próxima safra.

No ano passado, o consumo de álcool combustível não teve um aumento substancial, por conta dos fortes reajustes de preços.

O consumo de gasolina no ano passado foi de 24 bilhões de litros, um aumento de 500 milhões sobre os 23,5 bilhões de litros em 2005. O consumo do hidratado foi de 5,79 bilhões de litros, ante 4,65 bilhões do ano anterior, com o aumento impulsionado pelo consumo dos carros flexfuel. Mas o consumo do anidro caiu de 6 bilhões de litros para 5,2 bilhões de litros no ano passado. Em 2006, a média da mistura do anidro na gasolina ficou em 20%, de março a novembro. Em novembro, a mistura aumentou para 23%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram