Mercado

Estoque para álcool terá efeito só em 2013

O financiamento do governo para estocagem de etanol deve gerar efeitos sobre o preço do combustível somente na próxima entressafra da cana-de-açúcar, entre janeiro e abril de 2013, informa Venceslau Borlina Filho em reportagem na Folha desta quarta-feira.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A MP (medida provisória) que autorizará os financiamentos às usinas está em análise do departamento jurídico da Casa Civil e deve ser publicada até a próxima semana, afirmou o Ministério de Minas e Energia.

De acordo com a avaliação de empresários e consultores do setor, o governo chegou mais uma vez atrasado na discussão e agora pretende dividir a conta com medidas de curto prazo.

“A MP vem tarde porque a entressafra já está aí. Ela tem de vir é no pico da safra, para que não se venda o produto para fazer dinheiro”, disse Maurilio Biagi Filho.

“A ação do governo em facilitar a estocagem do etanol é boa, mas trará resultados apenas a partir da próxima safra, pois já estamos no final da moagem”, disse Marcos Fava Neves, professor de planejamento da FEA/USP de Ribeirão Preto.

Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress

Banner Revistas Mobile