JornalCana

Estoque de açúcar indiano deve zerar

Os preços internacionais do açúcar podem ter uma forte reviravolta em 2009 com as perspectivas de menor produção na Índia – país que no ano passado passou à frente do Brasil na produção da commodity.

Levantamento da FCStone mostra que a safra indiana de açúcar, que se encerrará neste semestre, será 20% menor que as estimativas iniciais do mercado e mais recuos na área plantada de cana naquele país estão sendo esperados para o próximo ano.

A projeção é que a produção indiana na safra 2008/09 (plantada até o final de maio) possa cair para até 22 milhões de toneladas – o que faria com que, em quatro meses, os estoques do país de 11 milhões de toneladas de açúcar zerassem. De acordo com a consultoria, o ciclo atual se encerrará em 27 milhões de toneladas, ante projeções do mercado que apontavam um recorde de até 34 milhões.

Rodrigo Martini, analista de gerenciamento de risco da FCStone, explica que a possibilidade de os indianos zerarem seus estoques em 2009 é resultado do aumento do consumo interno de 22 milhões para 23 milhões de toneladas e das exportações, que estão no patamar de 3,5 milhões de toneladas nesta safra.

“Trabalhamos inicialmente com a projeção de 25 milhões de toneladas para 2008/09, mas há possibilidade de atingir 22 milhões de toneladas”, diz o especialista. Segundo ele, há forte movimento de migração de parte dos 50 milhões de produtores de cana da Índia para outras culturas, como para o trigo no Norte, além de arroz, milho e especiarias em outras regiões.

Esse movimento na Índia esperado para 2009 está aumentando a vantagem dos contratos futuros do produto em relação aos mais recentes. “A diferença entre o valor do contrato de outubro de 2008 com maio de 2009 está em 129 pontos, cenário que na média histórica fica em 90 pontos”, diz Martini.

Segundo ele, em 2008, o mercado ainda estará enfraquecido por causa da grande produção de açúcar do Brasil – estimada em 28,6 milhões de toneladas, 9% maior que o ciclo anterior. (Fabiana Batista)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram