JornalCana

Estocagem de etanol e os entraves dos financiamentos

img1718

Um dos motivos para os projetos para a estocagem de etanol ainda não saírem do papel porque, era o dólar baixo, já que as importações do produto não pesavam no bolso dos consumidores nem criavam impacto na inflação, mas agora com a moeda americana mais alta, isso pode mudar, segundo especialistas do mercado.

Apesar do governo ter anunciado os R$ 4,5 bilhões para financiar a estocagem de etanol combustível em fevereiro, até agora a regulamentação pelo Tesouro Nacional da linha de crédito aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) não foi divulgada e o Ministério da Fazenda não sabe explicar a razão do atraso.

Segundo os produtores, um dos entraves para a liberação dos financiamentos são questões ambientais, já que o BNDES usa como critério para liberação dos recursos a concessão de licenças ambientais pelos órgãos regionais. Nos últimos meses aconteceram algumas mudanças nas regras no Estado de São Paulo, que pode ser um dos entraves atuais, pois as usinas ainda estão se adaptando a nova realidade. A expectativa é que o governo se manifeste o quanto antes para alavancar esses possíveis investimentos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram