fbpx

Estiva recebe prêmio nacional por qualidade dos canaviais

Homenagem foi concedida pelo Programa Cana – IAC de Ribeirão Preto

Usina recebe prêmio como a melhor unidade em manejo varietal da região de São José do Rio Preto (SP)

A Usina São José da Estiva foi reconhecida como a segunda melhor em todo o país no manejo das variedades de cana-de-açúcar que cultiva em seus canaviais, além de receber, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio como a melhor unidade em manejo varietal da região de São José do Rio Preto (SP).

Foram 170 usinas participantes, que apresentaram os seus programas de desenvolvimento varietal.

Os vencedores do Prêmio Excelência 2020, concedido pelo Programa Cana – IAC (Instituto Agronômico) de Ribeirão Preto, foram conhecidos no dia 24 de novembro, durante a 3ª Reunião On-Line do Grupo Fitotécnico de Cana IAC, que completa 28 anos.

LEIA MAIS > Alta produtividade agrícola depende de gestão, segurança e qualidade das operações
Clézio Menandro, gerente de Área Agrícola da usina

“O prêmio reflete a importância com que tratamos a questão varietal. O manejo e alocação das variedades, têm nos proporcionado ganhos em produtividade e ATR, além de garantir maior segurança genética e, consequentemente, um menor risco empresarial”, aponta Clézio Henrique dos Santos Menandro, gerente de Área Agrícola.

Clézio destacou ainda que a melhoria dos indicadores foi responsável pela subida no ranking médio em relação à safra anterior e isso demonstra o esforço de todos. “Gostaria de parabenizar toda equipe Estiva pela dedicação e empenho. Essa conquista é resultado da sintonia entre os setores, desde o planejamento até a execução das operações”, afirma.

O Prêmio

Criado em 2016 e concedido pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão ligado à Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Prêmio celebra as empresas sucroenergéticas que mais se destacam no melhoramento varietal da cana-de-açúcar de acordo com alguns indicadores, tais como o índice de atualização varietal e o índice de concentração varietal.

LEIA MAIS > Saiba mais sobre Sergino Ribeiro de Mendonça Neto, o Empresário do Ano
Cerimônia de premiação ocorreu virtualmente

“Tem mais pontos a empresa com valor do Índice de Atualização Varietal (I.A.V.) menor ou igual a 7 anos.

Outro indicador que valoriza a empresa, é o valor do Índice de Concentração Varietal Ajustado (I.C.V.A.), que deve ser menor ou igual que 75%. Quanto menor o I.C.V.A., maior a segurança genética. E quanto menor o I.A.V, maior a produtividade. Vence quem obtiver o menor valor na média entre os rankings do IAV e do ICVA para cada região analisada”, explica Menandro.

Usinas de alta performance agrícola

Hoje, (2), às 19h, teremos outros exemplos de usinas com canaviais de excelência. No webinar – USINAS DE ALTA PERFORMANCE AGRÍCOLA – Gestão, Segurança & Qualidade nas Operações Agrícolas participam os profissionais Fred Polizello, diretor agrícola da Usina São Domingos; Luiz Donizeti Ribeiro, gerente executivo de produção agrícola da Tereos; Mateus Silva, engenheiro agrônomo da Usina Guaíra e Natalia Zanon, gerente agrícola da Cevasa.

Para participar ao vivo é simples. Basta se inscrever através do link: www.jornalcana.com.br/webinar.

O evento conta com o patrocínio das empresas:
  • Axhiom Sistemas Inteligentes — mais inteligência nas suas máquinas e operações agrícolas.
    Chegou o CBI, o computador de bordo inteligente da Axhiom.
  • Dimastec –  Conheça a solução DT Faceum | Dimastec via App com reconhecimento facial e IA. Um revolucionário aplicativo que leva mobilidade à marcação do ponto onde quer que o colaborador esteja. DT Faceum é mobilidade total.
  • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site www.usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

3 × 4 =

X