Usinas

Estiva investe em novo sistema de limpeza de filtro de ar em busca de economia

Projeção dos resultados foi feita a partir das colhedoras, caminhões e tratores usados na safra

Estiva investe em novo sistema de limpeza de filtro de ar em busca de economia

A equipe de Manutenção Automotiva da Usina São José da Estiva está usando um novo equipamento para realizar a limpeza de filtros de ar dos veículos usados na safra, entre eles colhedoras de cana, caminhões canavieiros e tratores.

Adail Magri, encarregado do setor, e Diego da Silva, analista de Controle Automotivo, explicam que uma pesquisa foi realizada entre as opções oferecidas pelo mercado para um equipamento moderno, eficiente e seguro na limpeza do filtro de ar.

“Vimos que havia uma opção que poderia nos ajudar a fazer esta manutenção com resultados mais eficientes e custos menores”, explicaram.

LEIA MAIS > Regras trabalhistas: qual o impacto das novas decisões governamentais às empresas?

Oudelso Val, gerente de Área de Manutenção Automotiva da usina

Segundo Adail e Diego, o estudo realizado para a projeção dos resultados, levou em conta colhedoras da Case e John Deere, caminhões Volvo e tratores Valtra e John Deere.

“Consideramos a quantidade de filtros que os equipamentos usaram no ano de 2021 para mesurarmos a projeção da economia, o que nos permite prever que o novo equipamento deverá gerar uma redução de custos na ordem de 75%, podendo chegar a 85% ao ano, algo em torno de R$ 50 mil, considerando três limpezas, podendo chegar a até seis, o que dobraria a economia”, afirma Oudelso Val Júnior, gerente de Área de Manutenção Automotiva. Segundo ele, o investimento na máquina foi de R$ 35 mil.