Mercado

Estiagem pode afetar safra de cana no Centro-Sul

A consultoria Datagro reduziu suas estimativas para a colheita de cana referente à safra 2006/07 no Centro-Sul do país. A primeira previsão da consultoria para o atual ciclo indicava uma produção de 368,5 milhões de toneladas, mas foi revista para 363,5 milhões de toneladas. “O recente período de estiagem prejudicou a cana que vai ser processada entre outubro e novembro deste ano”, disse Plínio Nastari, presidente da Datagro.

Se confirmadas as estimativas de 363,5 milhões de toneladas, será um crescimento de 8% em relação ao ciclo 2005/06, de 336,8 milhões de toneladas.

A produção de açúcar no Centro-Sul está estimada em 24,65 milhões de toneladas, 12% mais que em igual período do ciclo anterior. Para o álcool, a expectativa é de que a oferta no Centro-Sul atinja 15,13 bilhões de litros em 2006/07, 5,6% mais que na safra passada.

As exportações de açúcar e álcool também serão mais aquecidas nesta safra, segundo Nastari. Para o álcool, a consultoria prevê embarques de 2,55 bilhões de litros no Centro-Sul, 27,7% mais que na safra anterior. Para o açúcar, as exportações estão estimadas em 16,16 milhões de toneladas, 11,1% acima sobre igual período do ciclo anterior.

Segundo Nastari, os Estados Unidos serão o principal destino do álcool brasileiro. “A demanda americana está bem aquecida”, disse o consultor, lembrando que os preços do petróleo e do álcool estão em alta no mercado internacional. O déficit americano de álcool para esta safra está estimado em 1,5 bilhão de galões (ou quase 5,7 bilhões de litros). Para o açúcar, haverá maior demanda por parte de países que importavam da União Européia. (MS)

Banner Revistas Mobile