fbpx
JornalCana

Estiagem faz usinas projetarem fim antecipado da safra

Participantes de evento da Procana/Sinatub, em Ribeirão Preto, que termina nesta quinta-feira
Participantes de evento da Procana/Sinatub, em Ribeirão Preto, que termina nesta quinta-feira

A estiagem registrada em canaviais dos estados de São Paulo e de Goiás faz as usinas projetarem a antecipação do fim da safra 2016/17.

Técnicos de oito unidades produtoras, participantes de curso da Procana/Sinatub nesta quarta-feira (14/09), em Ribeirão Preto, concordam que a moagem de cana-de-açúcar deverá terminar até um mês antes do previsto.

A companhia sucroenergética Destilaria Nova União S. A. (Denusa), com unidade em Jandaia (GO), tende a encerrar a safra 16/17 no fim de outubro, praticamente um mês antes do planejado.

Motivo: pouco mais de 200 mil toneladas de cana foram prejudicadas pela seca que afetou o estado. A unidade deverá encerrar a 16/17 com moagem de 1 milhão de toneladas.

A companhia sucroenergética Alta Paulista, controlada pelo Grupo Silveira Barros e com duas unidades produtoras em Junqueirópolis e em Dracena, no interior paulista, suspendeu a safra 16/17 na unidade de Junqueirópolis e focou a moagem na outra usina.

Com a estratégia, a Alta Paulista planejou oferta de 1,6 milhão de toneladas para a temporada em andamento. Mas as condições climáticas atropelaram os planos e a moagem deverá perder 150 mil toneladas.

A companhia Santa Adélia, com três unidades no interior paulista, também tende a encerrar a safra 16/17 com antecipação de 20 dias. “Se não chover nos próximos dias, a moagem será encerrada na primeira quinzena de novembro”, disse técnico da unidade de Jaboticabal.

Impacto da geada

A geada registrada no fim de junho e começo de julho em canaviais paulistas afetou a produtividade da matéria-prima. Foi o que ocorreu com as usinas São Domingos, de Catanduva, e Pitangueiras, de Pitangueiras.

“A cana ficou com mais fibra do que líquido, exigindo os mesmos processos da moenda, mas sem dar o resultado esperado”, diz um dos técnicos participantes do evento da Procana/Sinatub.

O evento termina nesta quinta-feira (15/09) com curso de Destilação, Desidratação e Aproveitamento de Vinhaça. Clique aqui para mais informações.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram