JornalCana

Estaleiro do Tietê deve entrar em operação ainda neste semestre

O Estaleiro Rio Tietê, que se instalará às margens do próprio, no município de Araçatuba (SP), deverá entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano para dar conta de entregar 20 comboios fluviais para transporte de etanol contratados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. Cada comboio é composto por quatro barcaças e um empurrador e o primeiro deles deverá ser entregue ainda no final deste ano. Todos os equipamentos deverão estar concluídos até o final de 2013.

A encomenda deverá custar US$ 239,1 milhões – 20 empurradores e 80 barcaças – com a qual a Transpetro pretende utilizar os 1.200 quilômetros navegáveis da hidrovia Tietê-Paraná para escoar etanol desde Presidente Epitácio até Anhembi, próximo a Piracicaba, de onde o produto segue por dutos até Paulínia e depois para o porto de São Sebastião. Cada comboio é capaz de transportar cerca de 7,6 milhões de litros do produto, o equivalente a 86 vagões ferroviários ou 180 caminhões tanque.

A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal e deve gerar de 800 a mil empregos diretos e cerca de 3,2 mil indiretos nas fases de construção e operação do estaleiro, segundo Jorge Guillermo Nikulin Aracena, engenheiro naval da Transpetro, um dos responsáveis pelo empreendimento.

Veja reportagem completa na edição 206 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram