A partir de abril, os estados do Meio-Oeste dos Estados Unidos poderão fazer uso de 15% de etanol à gasolina, o E-15.
A adoção do biocombustível está em anúncio da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA, que manteria a data de implementação do E-15 a partir do dia 28 de abril próximo.
Em nota, a Associação dos Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês) destaca que o E15 no Meio-Oeste será permitido durante todo o ano.
Com cerca de 68 milhões de habitantes, o Meio-Oeste é composto pelos estados de Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, Ohio, Oklahoma, North Dakota, South Dakota e Wisconsin.
Uso de 15% de etanol: discussões para todo o país
O anúncio da EPA também observou que negociações importantes sobre uma solução legislativa que permita permanentemente o uso do E15 durante todo o ano em todo o país estão em andamento no Congresso.
Em resposta à notícia, o presidente e CEO da RFA, Geoff Cooper, fez a seguinte declaração:
- “Os produtores e agricultores de etanol dos Estados Unidos são gratos aos governadores do Meio-Oeste que tomaram a iniciativa de criar um mercado para o E15 durante todo o ano em seus estados, e é reconfortante saber que a EPA pretende aderir à lei e seguir com a implementação.
- Como uma solução nacional ainda não foi encontrada, aplaudimos os governadores e o administrador da EPA, Zeldin, por se manterem firmes nessa abordagem.
- Ao mesmo tempo, a solicitação de Ohio para retirar sua petição do E15 é um sinal preocupante que ressalta a urgência de garantir uma solução legislativa federal o mais rápido possível.
Expectativa de E15 em todo o país
- Uma abordagem por estado não seria necessária se o Congresso aprovasse a legislação sobre o E15 em nível nacional e durante todo o ano, recentemente apresentada na Câmara e no Senado.
- Os projetos de lei bipartidários sobre o E15 têm amplo apoio político e das partes interessadas e cumprem a meta do presidente Trump de eliminar a burocracia regulatória e abrir novos mercados para os agricultores americanos e o setor de energia.”
“Embora a solução legislativa seja a preferida por todos, também nos sentimos encorajados ao ver que a EPA está considerando a emissão de isenções de emergência para permitir a venda ininterrupta de E15 em todo o país neste verão, caso o Congresso não aja. Esperamos que isso não seja necessário.”