O Brasil completa dois meses seguidos sem importar etanol dos EUA, destaca a Associação dos Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês) em balanço de vendas de etanol do mês de junho.
Conforme o balanço, o Brasil não importou etanol dos EUA em junho e em maio últimos. “Notavelmente, o Brasil permaneceu ausente pelo segundo mês consecutivo”, relata a entidade.
E como foram as exportações de etanol dos EUA?
- Em junho, as exportações de etanol dos EUA totalizaram 173,7 milhões de galões (mg), uma queda de 6% em relação a maio, em meio à volatilidade nos principais mercados.
- Vendas externas de junho, conforme a RFA, estão 30% acima dos níveis de igual período do ano anterior.
- O Canadá continuou sendo o principal destino, com um aumento de 6%, atingindo uma alta de seis meses de 64,9 milhões de galões (mg).
- As exportações para a Índia aumentaram 158%, para 24,2 mg, o maior volume em cinco meses.
- A União Europeia importou 20,3 mg, impulsionada principalmente pela Holanda, embora os volumes tenham sido um terço menores do que em maio.
Mais importadores de etanol dos EUA
- Dez mercados adicionais compuseram o saldo das exportações de etanol dos EUA em junho, com remessas notáveis para a Coreia do Sul (12,6 mg, aumento de 16%), Filipinas (12,0 mg, aumento de 5%), Reino Unido (11,0 mg, queda de 64%) e Colômbia (10,8 mg, queda de 17%).
- Ao longo do primeiro semestre de 2025, as exportações de etanol dos EUA totalizaram 1,06 bilhão de galões, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2024.