JornalCana

Estados Unidos inaugura usina de etanol celulósico

Wellington Bernardes, Da Redação

0240cb9fa813aa225e0f6a7067004888_c0-110-4902-2967_s561x327
Rei holandês Willem-Alexander durante cerimônia de inauguração

Foi ativada ontem, dia 3 de setembro, a primeira usina para produção comercial de etanol celulósico a partir de biomassa do milho nos Estados Unidos. A unidade industrial, localizada em Emmetsburg, no Estado de Iowa, produzirá 25 milhões de galões deste tipo de etanol anualmente, evitando a emissão de aproximadamente 210 mil toneladas de CO2 por ano.

A iniciativa recebeu o nome de Project Liberty, e foi viabilizada através da joint venture entre uma empresa de biotecnologia holandesa e a POET, empresa americana especializada na produção de etanol, com mais de 27 plantas nos Estados Unidos, o projeto custou para estas 250 milhões de dólares.

Para o CEO da Royal DSM, empresa holandesa de biotecnologia, está não é apenas uma simples indústria, mas a inauguração de uma nova era tecnológica para os biocombustíveis. “Esse é um momento de transformações, no qual substituímos a dependência pelos combustíveis fósseis e vivemos a era das tecnologias renováveis”, afirma.

O secretário de energia americano Ernest Moniz ressaltou a importância desta planta industrial para a segurança energética do país. “Os biocombustíveis desenvolvidos em nosso país possuem potencial para assegurar o desenvolvimento de nossos agricultores, contribuir para redução da emissão de gases do efeito estufa e ainda fornecer desenvolvimento tecnológico para assegurar nossa segurança energética”

Biorrefinaria
Biorrefinaria

O projeto contou com o suporte do DOE –Departamento de Energia americano, que disponibilizou aproximadamente 100 milhões de dólares para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em conversões bioquímicas, como leveduras e enzimas que viabilizem a transformação de biomassa em biocombustíveis. Assim, o Projeto Liberty contribui mundialmente com novas técnicas para os processos de conversão, que poderão ser adaptados às diferentes matérias-primas.

Em solos estadunidenses já existe outra usina ativa produzindo etanol celulósico, ativa desde 2013 a INEOS – Bio’s Indian River BioEnergy Center, localizada em Vero Beach, Florida. A unidade produz cerca de 8 milhões de galões de etanol a partir biomassa vegetal e resíduos sólidos urbanos.

Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes cerca de 3 mil pessoas, inclusive o do rei da Holanda, Willem-Alexander, que participou da inauguração simbólica da unidade.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram