JornalCana

Estado prevê colheita maior em 2005

O Governo do Estado faz previsões otimistas e prevê que a colheita deste ano deve superar a de 2004. Nas regiões do Agreste, Brejo, Litoral e Zona da Mata a precipitação chuvosa continua satisfatória. Nestas regiões, que são grandes produtoras de culturas como algodão, mamona, milho, cana-de-açúcar e abacaxi, estima-se que a safra será recorde este ano.

Com as intensas chuvas que caem na região, onde vários açudes já estão sangrando, o acúmulo de água está servindo como garantia de reserva no caso de uma estiagem inesperada. Porém, esta farta quantidade de água pode ser sinônimo de prejuízos para os produtores de mandioca, batata-doce e inhame. Mesmo sendo plantas que precisam de irrigação constante, não resistem a terrenos demasiadamente alagados.

No caso do Sertão, a situação é inversa. Tudo indica que a irregularidade climática, que se repetiu este ano, fará com que a produção agrícola mantenha os mesmos números de 2004.

De toda a produção agrônoma paraibana, o algodão é um dos grandes filões da economia local. No período de 2002, foram plantados cerca de 2 mil hectares de algodão na Paraíba. O plantio de 2004 chegou a marca recorde de 30 mil hectares e, para este ano, a perspectiva é de um crescimento ainda maior.

Reflexo de um planejamento

Segundo o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Saia), Felipe Adelino, esse resultado é “o reflexo de um planejamento arrojado, que busca, através de subsídios, garantir incentivos ao produtor. Mostramos que a cultura do algodão, além de viável, também é extremamente rentável”, explica.

Esses incentivos, aos quais o secretário se refere, são partes integrantes de um amplo plano de ações que o governo vem desempenhando, no intuito de promover oportunidades de bons lucros aos agricultores.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram