JornalCana

Estado adere à Coalizão de Governadores Pró-Etanol

O vice-governador Luís Abílio participou, ontem, da formalização da Coalizão de Governadores Pró-Etanol Brasileiro, em Curitiba/PR. A meta da coalizão é consolidar e ampliar os mercados interno e externo para o álcool combustível e negociar as políticas públicas para o setor sucroalcooleiro com o governo federal.

“O objetivo não é pressionar, nem pedir subsídios ao governo federal. Queremos, sim, é nos unir aos esforços dos produtores e da União para abrir novos mercados para o Brasil, a exemplo do Japão, que deve aumentar em muito as importações de álcool”, disse, em entrevista por telefone à GAZETA DE ALAGOAS, o vice-governador.

Para Luís Abílio, a participação de Alagoas, segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, na coalizão, é importante, na medida em que pode contribuir com a abertura de novos mercados e alternativas de geração de energia.

“O álcool é um combustível limpo, que deve ganhar cada vez mais espaço no mercado externo em função do protocolo de Kyoto. A nível local, temos ainda, a partir de nosso parque industrial, a possibilidade de aumentar a produção de energia gerada a partir da biomassa do bagaço da cana”, explicou.

Outro ganho importante da coalizão, destacou o vice-governador, é a unificação das políticas fiscais dos estados no álcool combustível. “Devemos passar a cobrar uma tarifa única sobre o preço do álcool, acabando com a guerra fiscal entre os estados”, frisou.

Em Curitiba, além de conversar com governadores e secretários de outros estados sobre a agroindústria canavieira, Luís Abílio também se reuniu com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool em Alagoas, Pedro Robério de Mello Nogueira.

“Estamos discutindo, com a ajuda de um mediador, uma série de questões fiscais de interesses do Estado e do setor. Posso adiantar que as negociações estão avançadas e em breve chegaremos a um acordo”, antecipou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram