JornalCana

Esqueceram o principal da dívida!

Apesar de aprovar a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de estabelecer índices de avaliação de emissões de veículos automotores, a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) contestou a metodologia utilizada para os cálculos. Segundo a entidade, o método confunde os consumidores por ser incompleto e conter erros.

Os dados divulgados em setembro pelo MMA sugerem que o etanol combustível pode poluir tanto quanto a gasolina. O cálculo foi feito com base na Nota Verde do Ibama, que informa, para veículos fabricados em 2008, as medições da emissão de três gases poluentes – o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxido de nitrogênio (NOx).

No entanto, o gás carbônico (CO2), um dos causadores do efeito estufa, ficou de fora da avaliação. Ou seja, esqueceram o principal da dívida ambiental. Vale lembrar que o etanol, por ser renovável, tem suas emissões neutralizadas pela absorção de gases feita pelas folhas da cana-de-açúcar no cultivo da planta.

“Fossem os dados compilados de forma completa, incluindo-se dados de gás carbônico (CO2), óxidos de enxofre (SO2) e partículas, o ranking produzido pelo Ibama apresentaria resultados muito diferentes, particularmente no tocante a carros utilizando o etanol”, disse o presidente da Unica, Marcos Jank.

Para a Unica o conjunto de erros e omissões na elaboração da metodologia afeta negativamente o resultado do trabalho do Ministério. “É decepcionante constatar que quando finalmente surge um indicador, que é o que desejamos, as emissões de CO2 ficam de fora, ignorando a existência de grandes esforços mundiais para desenvolver e adotar os chamados combustíveis de baixo carbono”, afirmou.

A avaliação do MMA também não considerou a comprovada afirmação da Agência Internacional de Energia, dando conta de que o uso do etanol brasileiro de cana reduz as emissões de CO2 em até 90%, se comparado à gasolina. “A ausência do CO2 também nega o reconhecimento mundial que o Brasil vem recebendo, por ter no etanol uma ótima opção de combustível de baixo carbono, em uso desde os anos 70”.

Assim que soube dos índices da Nota Verde, a Unica, que representa a maioria das usinas produtoras da região Centro-Sul do País, sugeriu a revisão imediata da metodologia que levou aos resultados divulgados. As usinas associadas à Unica são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol.

Leia mais na Edição 190 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram