JornalCana

Especialistas discutem política de créditos

Instrumentos de crédito e seguro para o agronegócio é tema de um seminário promovido pela Abag – Associação Brasileira do Agronegócio e do Ministério da Agricultura, nesta quinta-feira (26/4), em São Paulo (SP). O evento reunirá as principais lideranças do agronegócio brasileiro e de técnicos envolvidos com a questão do financiamento do setor rural , que debaterão as propostas que estão atualmente em análise nas áreas de produção, finanças, bolsa e seguro, tendo em vista a necessidade de elevação dos recursos para custeio e investimento do setor no País.

“O que nós queremos é dar maior eficiência ao sistema privado de crédito”, afirma um dos palestrantes do evento, o advogado Renato Buranello, coordenador do subcomitê de Sistema Privado de Financiamento da Abag e sócio da Demarest & Almeida Advogados. “Precisamos, efetivamente, melhorar algumas leis, no sentido de cumprir a função mais importante do sistema, que é levar mais recursos financeiros para o campo”, acrescenta ele.

Uma dessas melhorias legais é a criação de instrumentos que possibilitem haver um mercado privado de títulos e não apenas o crédito oficial. Segundo Buranello, é preciso fazer com que esses títulos circulem, resultando num mercado secundário como existe atualmente no mercado imobiliário, onde não falta crédito. No estudo feito pelo Subcomitê a CPR (Cédula de Produto Rural) tinha limitações que precisavam ser quebradas. “É necessário aperfeiçoar os outros títulos do agronegócio para o mercado financeiro poder comprar mais essas ideias dos títulos. São mais de 30 ou 40 pedidos de mudança. Estamos contextualizando as duas normas para que a produção, comercialização e financiamento fiquem integrados”, informa Buranello.

O seminário será aberto, às 13h30, pelo presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho e por Caio Tibério Dornelles da Rocha, secretário de Política Agrícola do Mapa.

img1565

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram