Mercado

Especialistas discutem o controle de pragas dos canaviais

Ribeirão Preto (SP) reunirá no próximo dia 27, no 2° Encontro Técnico ProCana-Biotech, especialistas em controle da cigarrinha da raíz — praga que ataca os canaviais na colheita de cana crua. Desta vez, a Procana, empresa de Ribeirão Preto de gestão agrícola, promove o evento em parceria com a Biotech, de Maceió (AL), especializada em fungos de controle de pragas. O primeiro evento foi realizado o ano passado. O tema deste ano é “Cigarrinha da Raiz: Este Mal tem Solução”.

Conforme a regional da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), 50% do corte efetuado no município e região é feito por colhedoras em cana crua.

Neriberto Simões, da Procana, explica que o encontro apresentará e debaterá as informações técnicas e resultados práticos das alternativas do controle da cigarrinha da raiz da cana-de-açúcar Mahanarva fimbriolata (Stal), com ênfase ao controle biológico, com utilização do fungo Metarhizium anisopliae, em áreas de corte mecanizado (cana crua e de cana queimada).

O programa do evento discutirá, no primeiro bloco, o tema “Cigarrinha da Raiz e seus Inimigos Naturais”. Às 9 horas, Artur Mendonça, da Biotech, fala sobre “Alternativas no controle de cigarrinha da raiz” e “Importância dos inimigos naturais nativos no controle de cigarrinha da raiz”.

No bloco 2, a partir das 10h30, serão abordados casos práticos de experiências de sucesso. O engenheiro agrônomo Marcelo Matos, da Usina Nova Aliança, fala sobre o controle da cigarrinha da raiz em áreas de cana queimada. Em seguida, será a vez do engenheiro Alessandro Arruda, da Usina Agroserra, lidar com o tema. O tema “Controle da cigarrinha da raiz em áreas de colheita mecanizada, de cana crua” será apresentado pelos engenheiros Ralf Williams e Hermes Arantes, da Usina Volta Grande e Delta.

Banner Revistas Mobile