JornalCana

Especialistas discutem novas técnicas de adubação na PB

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba – Asplan em parceria com a Adubos Trevo promoveu na última semana, um evento para discutir as novas técnicas de adubação na cana-de-açúcar. Diversos produtores e representantes de usinas do Estado puderam conferir o lançamento de dois fertilizantes adequados as peculiaridades da cultura no Nordeste: o “Topmix” e o “Fósforo Natural Daoui”.

“A Asplan apoiou o evento porque reconhece a tradição em fertilizantes da empresa Adubos Trevo, além de acreditar que propiciar o diálogo entre os associados é o melhor caminho para o progresso e uma melhor produtividade”, disse o engenheiro agrônomo e diretor técnico da Asplan, Vamberto de Freitas Rocha.

Segundo o gerente agrícola da Usina Japungu, Dante Hugo Guimarães, os fornecedores de cana, têm interesse nos produto devido o fato de haver poucas opções de fertilizantes com as peculiaridades da cultura local. “Nossos solos têm carência de micro-nutrientes, assim como nossos produtores tem carências de pesquisas direcionadas à eles. Portanto, iniciativas como essa serão sempre bem-vindas”, frisou.

De acordo com o supervisor de vendas da Adubos Trevo, José Henrique Barbosa, o objetivo da palestra foi o de mostrar as várias opções de adubos destinados a cana para os produtores da região.

José Henrique apresentou aos participantes o “Topmix”, um NPK com micro-nutrientes incorporados ao granulo de fósforo que proporciona uma adubação balanceada. Conforme o técnico, o resultado é um canavial mais uniforme e, conseqüentemente, um acréscimo na produtividade, devido a melhor solubilidade dos micro-nutrientes (zinco, cobre, boro e manganês).

O representante de vendas da Adubos Trevo na Paraíba, Mosart Cavalcanti, expôs o “Fósforo Natural Daoui”, um produto de origem sedimentar que, ao ser aplicado no solo, libera fósforo de acordo com a necessidade da cana. O produto também possui uma formação residual que age ao longo do tempo, contribuindo com o plantio ano após ano. “Este elemento é apropriado para solos de acidez mediana a baixa e para culturas de longo ciclo, como é o caso da cana”. (Colaboração – Assessoria da Asplan)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram