JornalCana

Especialistas discutem clima no Nordeste

Especialistas brasileiros e estrangeiros em meteorologia vão se reunir a partir do dia 9 até 12 de janeiro em Fortaleza para avaliar as condições climáticas da região Nordeste do país. O objetivo é elaborar a previsão climática em escala sazonal para a região, além de servir de fórum de discussão de outros temas relacionados à previsão do clima.

Neste encontro, serão realizados os eventos IX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-Árido Nordestino e o II Encontro Internacional de Estudos Climáticos Aplicados ao Nordeste Brasileiro, com o tema “Aplicações da Meteorologia no Setor Energético”. Esses dois eventos serão promovidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com apoio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, a previsão climática é uma ferramenta que auxilia os governos e os agricultores a tomarem medidas preventivas em casos de adversidades climáticas. A avaliação do tempo na região semi-árida nordestina será feita para o período de fevereiro a junho de 2007 (época de chuva no semi-árido nordestino).

Por causa do fenômeno El Niño, a expectativa é de que haja menos chuvas no Nordeste durante o primeiro semestre.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram