JornalCana

Especialistas discutem aspectos tecnológicos, socioambientais e econômicos do etanol

dp-etanol
Aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais da produção e do uso de biocombustíveis, com ênfase no etanol de cana-de-açúcar, serão destaques dos cursos tutoriais oferecidos na segunda edição da conferência Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST), que ocorrerá de 20 a 24 de outubro, em Campos de Jordão (SP).

Dirigidos a profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas relacionadas ao tema, os cursos serão realizados no dia 23 de outubro, divididos em oito tutoriais que cobrem os princípios e as bases da ciência e da tecnologia do setor, tratando dos seguintes tópicos: produção de cana-de-açúcar; práticas agrícolas; biocombustíveis avançados e a produção de etanol no Brasil; rotas bioquímicas para etanol celulósico; rotas termoquímicas para biocombustíveis; biorrefinarias; motores biocombustíveis; e sustentabilidade de biocombustíveis.

Os cursos tutoriais integram uma extensa programação científica que conta ainda com apresentações dos trabalhos orais e pôsteres, palestras plenárias e mesas-redondas, entre outras atividades.

Entre os destaques está o Policy Day, no dia 20 de outubro, dedicado ao debate de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor, destacando a bioenergia e questões relacionadas a segurança alimentar, ambiental, energética e de desenvolvimento sustentável.

Os temas surgiram durante o Rapid Assessment Process, de pesquisadores do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) e do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), realizado em dezembro de 2013, em Paris, na França, com experts de 21 países.

Em paralelo, empresas nacionais e de diversos outros países terão espaço para apresentar, em uma feira de exposição comercial, suas novas tecnologias relacionadas a bioenergia em genética, enzimas, leveduras, produção de culturas de biomassa, etanol e biodiesel, processos de engenharia, instalações industriais, biorrefinarias, motores e células de combustível, entre outras áreas. Mais informações: www.bbest.org.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram