Usinas

Especialistas dão dicas para melhorar a eficiência nos processos industriais

Webinar foi realizado nesta quarta-feira (24)

Especialistas dão dicas para melhorar a eficiência nos processos industriais

A segunda edição do Webinar Usinas de Alta Performance: Processos, Fermentação e Produção de Etanol, realizado nesta quarta-feira (24), pelo JornalCana, destacou as iniciativas e aplicações que têm rendido às usinas redução de custos e aumento na performance industrial. O webinar desta quarta-feira e da semana passada foram realizados para substituir o tradicional Sinatub presencial, realizado todos os anos, mas foi adiado devido à pandemia.

A utilização da vinhaça para aquecimento de caldo foi assunto da palestra de Júlio César Merenda Catardo, gerente de produção da usina Cevasa. “A redução do consumo de vapor vai também gerar uma redução do consumo do bagaço e por consequência, proporcionar um aumento da produção, principalmente se a falta de vapor for um gargalo na sua planta”, explicou.

Catardo abordou também os resultados obtidos a partir do uso de uma levedura personalizada adaptada à matéria-prima da usina, que possibilita manter as condições de fermentação no processo do início ao fim da safra, o que gera ganhos de rendimento e economia de insumo.

Aproveitando case bem sucedido da Cevasa, a Rio Dourado, unidade da SJC Bionergia, localizada em Chapadão do Céu/GO, também passou a utilizar levedura personalizada nativa. Marcus Lages, gerente industrial corporativo da SJC Bionergia apresentou os resultados positivos no processo industrial, assim como, deu dicas de como o tornar mais eficiente.

O gerente industrial da Cerradinho Bio, Walter Di Mastrogirolamo, ressaltou que a fermentação é uma etapa que requer atenção especial, pois sua eficiência é determinante para a produção de etanol. Mastrogirolamo destacou que uma boa fermentação pode ser um diferencial competitivo para as usinas.

Thales Velho Barreto, diretor da Velho Barreto Consultoria, abordou os processos relacionados às destilarias e ressaltou as oportunidades que as usinas podem ter com a fabricação de novos produtos,  se tornando, portanto, uma nova fonte de lucro para as empresas.

Ao encerrar o webinar, Josias Messias, diretor do ProCana Brasil, ressaltou a importância dos assuntos abordados e das dicas oferecidas pelos debatedores. “Nos dias atuais, com a competitividade exigida das usinas, não há dúvidas de que pequenas soluções podem apresentar grandes resultados e evitar perdas”, lembrou.

O webinar foi patrocinado pela Química Real — Fermentando com alta eficiência.

Viesser Consultoria & Treinamentos — Tudo sobre a indústria sucroenergética!

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas.

O próximo webinar será realizado na próxima quarta-feira (1o de julho), às 18h30.

Para assistir o webinar e se inscrever para o próximo AQUI.

Banner Revistas Mobile