JornalCana

Especialistas alertam para cuidados na fabricação e montagem de caldeiras

Márcio Perticarrari e Benedito Campanha, diretores da Welding, Soldagem e Inspeções – estarão apresentando no dia 27 de agosto durante a realização do Curso de Caldeiras 2, o tema “Controle de Qualidade na Fabricação e na Montagem de Caldeiras”.

O curso estará discutindo e avaliando nos dias 26 e 27 de agosto em Ribeirão Preto (SP), a “Atual Tecnologia Disponível em Geração de Vapor”.

Confira entrevista completa sobre os cuidados na fabricação e montagem das caldeiras de usinas de açúcar e álcool.

JornalCana – Qual a importância do Controle da Qualidade na Fabricação e na Montagem de Caldeiras?

Márcio Perticarrari e Benedito Campanha – O objetivo principal é assegurar que as especificações de projeto e as normas pertinentes às matérias-primas, fabricação e montagem sejam cumpridas.

JC – Quais os principais problemas, não conformidades, que ocorrem com as Caldeiras?

Perticarrari e Campanha – As não conformidades que julgamos mais graves são as relacionadas com as matérias-primas, soldagem, aspectos dimensionais e mandrilagem do feixe tubular e, também, as relacionadas com as válvulas dos circuitos de pressão.

JC – O que o controle da qualidade pode evitar?

Perticarrari e Campanha – O controle da qualidade pode evitar, ou amenizar, as não conformidades que uma vez introduzidas nas peças e equipamentos, reduzem a sua vida útil e podem causar paradas inoportunas.

JC – Quais cuidados devem-se ter na aquisição, fabricação e montagem de caldeiras?

Perticarrari e Campanha – Deve-se ter o cuidado de equalizar as propostas técnicas, inclusive avaliando a idoneidade técnica de sub-fornecedores, verificar operação de equipamentos de projetos similares em atividade e definir planos de inspeção amplos, elaborados de acordo com normas e procedimentos pertinentes, para atuação direta na fabricação e montagem da caldeira.

JC – Os problemas podem alterar a qualidade do açúcar e álcool?

Perticarrari e Campanha – Na nossa visão, a qualidade final do açúcar e do álcool não é alterada. Problemas no funcionamento de uma caldeira estariam mais relacionados com eficiência de produção destes produtos.

JC – Os materiais utilizados na fabricação influenciam a qualidade final da caldeira? Quais os materiais ideais?

Perticarrari e Campanha – Os materiais são definidos principalmente em função da classe de pressão e de temperatura da caldeira e são especificados pelas normas de fabricação. O que julgamos mais importante é que se assegure que os mesmos realmente atendam as especificações técnicas, e isso só é possível de avaliar realizando-se análises laboratoriais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram