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“Não faltará etanol na entressafra”

2006-09-08 Alcool Etanol Transporte caminhão

O declínio das exportações e a menor produção de açúcar compensarão quase integralmente o recuo da produção de etanol combustível, dando total segurança para o abastecimento doméstico. Em tom de otimismo, essa foi a conclusão de Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, ao revelar dados da safra atual no Centro-Sul. O executivo explica que a nova estimativa indica que as exportações de etanol continuarão aquém dos volumes verificados nos anos anteriores e deverão alcançar apenas 1,20 bilhão de litros na safra 2014/2015, contra 2,57 bilhões de litros contabilizados na safra 2013/2014.

Segundo a entidade, as vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul entre abril e 16 de agosto alcançaram 8,96 bilhões de litros, sendo 8,39 bilhões de litros direcionados ao mercado doméstico e 572,85 milhões de litros à exportação (queda de 57,72% no comparativo com o mesmo período de 2013).

No mercado interno, as vendas acumuladas de etanol hidratado totalizaram 4,76 bilhões de litros. O volume comercializado de etanol anidro, por sua vez, atingiu 3,63 bilhões de litros, crescimento de 8,18% sobre o mesmo período de 2013.

Na primeira quinzena de agosto, as vendas domésticas de etanol hidratado somaram 585,47 milhões de litros, incremento de 3,82% comparado ao valor registrado na última metade de julho. Tomando-se as vendas diárias do produto, na medida em que esta segunda quinzena de julho apresentou um dia a mais disponível para a comercialização, o incremento do volume vendido na primeira metade de agosto chega a 10,74%.

No caso do etanol anidro, o volume destinado ao mercado doméstico atingiu 415,59 milhões de litros nos primeiros 15 dias de agosto, de acordo com a Unica.

“A nossa expectativa é de que as vendas de etanol hidratado cresçam nas próximas quinzenas, pois seu preço nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo permanece em patamar bastante inferior ao valor cobrado pela gasolina, constituindo forte incentivo econômico ao consumidor”, esclareceu Padua Rodrigues.

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