JornalCana

Especialista propõe tema “Segurança Alimentar e Energética com Sustentabilidade” na Rio + 20

img1906

As diversas áreas do governo brasileiro envolvidas com a preparação da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro em junho, precisam levar para a reunião um tema que seja de interesse global do tipo “Segurança Alimentar e Energética com Sustentabilidade”. Essa é a opinião de Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio), presidente da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio e especialista no setor canavieiro.

Segundo ele o tema tem um forte apelo humanitário, atacaria a questão da fome no mundo, que segundo dados da FAO, a organização da ONU para Agricultura e Alimentação, afeta atualmente 800 milhões de pessoas. “Essa seria uma proposta concreta, factível, sem opositores e sobre a qual todos os países poderiam desenvolver ações graduais, como ocorre com a redução das emissões dos gases prejudiciais à camada de ozônio. E, ninguém melhor que o Brasil para apresentar tal proposta, pois além de ser o anfitrião do encontro é, reconhecidamente, quem mais tem contribuições a dar em termos de produção de alimentos e energia a partir da biomassa de forma ambientalmente sustentável”, ressalta.

O especialista comenta ainda que o Brasil é o único país do mundo que instalou, desenvolveu e vem aprimorando a cadeia produtiva do etanol a base de cana, um combustível limpo. “Nesse sentido, temos de fazer valer o peso de uma das nações que mais próximas está da matriz ideal de economia sustentável e sermos mais ousados. Além de recordar tudo o que o agronegócio já fez em favor da área ambiental, é importante também avançar no campo das propostas de medidas concretas e que não sejam meras promessas ou intenções. Aqui podemos relacionar, por exemplo: medidas tributárias na área de agroenergia, como imposto zero para a cadeia do etanol; desburocratização efetiva do Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono; mostrar que o código florestal é uma conquista do País e não um drama”, explica em um artigo escrito na semana passada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram