JornalCana

Especialista fala da importância da soldagem para o setor

Ronaldo Paranhos, PHD e especialista há 25 anos no segmento soldagem, Prof° da Universidade Estadual do Norte Fluminense, de Campos (RJ), em entrevista exclusiva ao ProCana On Line fala da importância dessa tecnologia para a indústria sucroalcooleira e dos vários processos em que é envolvida.

ProCana On Line – O que representa a soldagem para o setor sucroalcooleiro?

Ronaldo Paranhos – Atualmente, a soldagem tem papel fundamental na fabricação e manutenção em todos os segmentos industriais. Isto também é verdadeiro para o setor sucroalcooleiro. Na etapa inicial de fabricação – a extração do caldo da cana – envolve o corte, desfibrilamento e moagem da cana. Estes equipamentos são submetidos a severos mecanismos de desgaste, devido à ação abrasiva do bagaço da cana, e necessitam de reparos constantes. Assim, peças como facas, martelos e moendas, entre outras, sofrem desgaste e são recuperadas por soldagem. Dessa forma, a soldagem ganhou uma importância significativa na vida útil dos equipamentos usados na indústria sucroalcooleira.

ProCana – Há outras etapas envolvidas no processo de soldagem dentro da indústria sucroalcooleira?

Paranhos – O uso da soldagem no setor sucroalcooleiro não pára por aí: muitas outras peças e equipamentos são fabricadas ou recuperadas por soldagem, como os eixos que acionam as moendas, engrenagens de acionamento, bagaceiras, tubulações em toda a usina, e a fabricação (caldeiraria) de equipamentos.

ProCana – A soldagem evoluiu ao longo dos tempos?

Paranhos – A tecnologia da soldagem evoluiu a tal ponto que, hoje em dia, ligas especiais resistentes ao desgaste foram desenvolvidas e são usadas no revestimento destas peças, que oferecem vida útil até 10 vezes superior ao metal (normalmente aço ou ferro fundido) digamos assim, “puro”, sem este revestimento. Atualmente várias peças são previamente revestidas por soldagem antes de entrar em operação, pois aumentam sobremaneira a vida útil dos equipamentos, minimizando paradas da linha de fabricação para substituição de peças, e aumentando a produtividade das usinas.

ProCana – Como está o mercado hoje?

Paranhos – É importante notar que as empresas hoje em dia tornaram-se especialistas no “produto” que fornecem, e muitas vezes dedicam poucos esforços em outras atividades que também dizem respeito ao seu processo produtivo. A soldagem é um exemplo disto: apesar de desempenhar importante papel na manutenção e na vida útil das usinas, não é a atividade-fim deste segmento industrial.

Convido a todos os leitores do JornalCana e ProCana On Line, que se interessem pelo assunto soldagem à visitarem nossa página na internet www.infosolda.com.br, o site brasileiro da soldagem.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram