JornalCana

Especialista diz que soldagem é fundamental para a indústria sucroalcooleira

Atualmente, a soldagem tem papel fundamental na fabricação e manutenção em todos os segmentos da indústria sucroalcooleira. Na etapa inicial de fabricação – a extração do caldo da cana – envolve o corte, desfibrilamento e moagem da cana. Esta é a opinião do especialista, Ronaldo Paranhos, prof° da Universidade Estadual do Norte Fluminense, de Campos (RJ).

Segundo Paranhos, estes equipamentos são submetidos a severos mecanismos de desgaste, devido à ação abrasiva do bagaço da cana, e necessitam de reparos constantes. “Assim, peças como facas, martelos e moendas, entre outras, sofrem desgaste e são recuperadas por soldagem. Dessa forma, a soldagem ganhou uma importância significativa na vida útil dos equipamentos usados na indústria sucroalcooleira”, frisa.

Ele explica também que a tecnologia da soldagem evoluiu a tal ponto que, hoje em dia, ligas especiais resistentes ao desgaste foram desenvolvidas e são usadas no revestimento destas peças, que oferecem vida útil até dez vezes superior ao metal (normalmente aço ou ferro fundido) digamos assim, “puro”, sem este revestimento. “Atualmente várias peças são previamente revestidas por soldagem antes de entrar em operação, pois aumentam sobremaneira a vida útil dos equipamentos, minimizando paradas da linha de fabricação para substituição de peças, e aumentando a produtividade das usinas”.

Mas o uso da soldagem no setor sucroalcooleiro não para por aí: muitas outras peças e equipamentos são fabricadas ou recuperadas por soldagem, como os eixos que acionam as moendas, engrenagens de acionamento, bagaceiras, tubulações em toda a usina, e a fabricação (caldeiraria) de equipamentos.

Pensando nisso, a Sinatub Eventos irá promover nos dias 26 e 27 de junho no Hotel Nacional Inn Vilage – Auditório Cenacon / Ribeirão Preto (SP), o Curso de Processos e Aplicação de Soldagem nas Unidades Industriais.

Palestrantes:

– Parte1: Processos de Soldagem, com ênfase na produtividade

. Palestrante: Drº Ronaldo Paranhos / PHD em Teconologia da Soldagem, 25 anos trabalhando no segmento da soldagem / Professor da UENF, organizador do site www.infosolda.com.br

– Parte2: Aplicações / Orientações Práticas para Soldagem nos Processos TIG/MIG/MAG/ Eletrodo Revestido

. Palestrante: Sr. Messias Carvalho / Gerente de Desenvolvimento de Negócios – Soldagem da White Martins / Ex Consultor Técnico em soldagem prática de aço inox aos clientes da Acesita S/A / Especialista em trabalhos com aço inoxidável, com grande experiência em processos que utilizem acabamentos de aço inox (polimentos, grau sanitário, etc.) / Experiência de mais de 20 anos em fabricação de equipamentos de aço inox / Especialista em detectar e resolver problemas em soldagem de aço inox (eletrodo revestido, MIG e TIG).

– Parte3: Recuperação de Engrenagem através de soldagem

. Palestrante: Sr. Aílton Carlos Sanches / Sócio Gerente / ADDN Assistência Técnica Comércio e Indústria Ltda / Ex Supervisor da Engenharia de Soldagem da Zanini S/A Equipamentos Pesados / Inspetor de Soldagem Nível 2 para vasos de pressão desde 1988.

– Parte 4: Ganhos de Produtividade na Soldagem

. Palestrante: Engº Plínio Pecly / Gerente do Depto. Técnico da FBTS Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem / Engº Metalúrgico com 24 anos de experiência em soldagem / Especialização em Engenharia de Soldagem pela Associação Alemã de Soldagem – HANNOVER.

Mais informações: (016) 3911.1383 / 3911.1384, sinatub@sinatub.com.br

ou www.sinatub.com.br / www.infosolda.com.br / www.fbts.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram