JornalCana

Especialista destaca avanço tecnológico em laboratórios de usinas e destilarias

Márcia Helena Pontieri, mestre e doutora em Química Analítica pela UNESP – Instituto de Química de Araraquara, professora de química analítica, análise ambiental e controle de qualidade de medicamentos, e responsável pelo laboratório de controle de qualidade em açúcar e álcool da Universidade de Franca, destacou na última quinta-feira (22 de julho), o avanço tecnológico ocorrido nos laboratórios de usinas e destilarias.

“O setor sucroalcooleiro foi o que mais se desenvolveu nesse aspecto nos últimos anos, se capacitando para garantir a qualidade de seus produtos, e esse controle de qualidade passa necessariamente pelos laboratórios de análises químicas”, destacou Márcia.

A especialista palestrou durante a 2ª Aula/Palestra do Curso Industrial promovido pela UDOP em parceria com a UFSCar e a STAB. O tema desenvolvido por Márcia foi: “Principais Técnicas Analíticas Empregadas em Análises Químicas em Usinas de Açúcar e Álcool”. Os Cursos Industriais têm o apoio cultural das empresas: Dedini Indústria de Base e GE Betz/Fanuc.

Márcia abordou os seguintes aspectos em sua palestra: qualidade de resultados analíticos; principais técnicas aplicadas às análises de açúcar e álcool; segurança, boas práticas e descarte de resíduos em laboratórios químicos; riscos de manipulação de produtos químicos; vias de contaminação; principais produtos químicos tóxicos; diminuindo os riscos de acidentes e contaminações; boas práticas de laboratório; fichas de informação de segurança; e formas de descarte dos resíduos gerados pelos laboratórios.

Segundo a professora Márcia, as usinas em geral possuem laboratórios excelentes e ainda estão propiciando a seus colaboradores treinamentos constantes e cursos de aperfeiçoamento como este desenvolvido pela UDOP, que muito colaboram para a melhoria desse controle de qualidade.

Agência UDOP de Notícias

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram