JornalCana

Especialista da Copersucar apresenta variedade mais plantada no Centro-Sul

A variedade mais plantada no Centro-Sul é a RB 72454. Esta foi a conclusão de um estudo realizado pela Copersucar e apresentado pelo especialista em tecnologia agrícola, Rubens Braga Jr, durante a reunião do Grupo Fitotécnico de Cana, ontem à tarde em Sertãozinho (SP). Ele descreveu um resumo de cinco regiões canavieiras do Centro-Sul e suas principais variedades plantadas. A primeira reunião da Copersucar foi feita em Maringá (PR); depois em Irirí (ES); Araçatuba (SP); Piracicaba (SP) e Bebedouro (SP).

Das cinco avaliadas, apenas na região de Piracicaba a variedade mais erradicada foi a SP 801842, inclusive entre as cooperadas. Nas demais regiões predominou a RB 72454 como também a mais erradicada, devido a grande área plantada.

Para Marcos Landell, do IAC, a tendência é continuar o plantio da RB 72454. “Com o aumento do prazo da obrigatoriedade da colheita de cana crua, ela volta a ser a mais plantada”, diz.

De acordo com Braga Jr, ainda é difícil se saber de quanto será a expansão dos canaviais no Centro-Sul, mas deverá ficar em torno de 5%.

Das 146 usinas avaliadas no Centro-Sul, foram plantadas na safra 2002/03, 93.547 ha de cana de ano e nesta safra, 105.695 ha, com uma expansão de 13%. Em relação à cana de ano e meio, foram plantadas 5,9% a mais em relação ao ano anterior, totalizando 341.999 ha, contra os 322.953 ha da safra passada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram