JornalCana

Especialista avalia como a China fará para atender ao mercado doméstico de açúcar

Forber: definições na China
Forber: definições na China

A China precisa de 6 milhões de toneladas de açúcar para atender ao mercado doméstico durante a safra mundial do adoçante, iniciada no fim de outubro e até setembro de 2017.

“A pergunta é se a China irá atender a essa necessidade com a liberação de estoque próprio, administrado para influenciar preços domésticos”, disse Gareth Forber, diretor de pesquisas de açúcar da LMC International no Seminário Internacional do Açúcar, nesta segunda-feira (07/11) na capital paulista.

Segundo Forber, o governo chinês autorizou em outubro a liberação de 250 mil toneladas em outubro, e deve liberar mais 150 mil toneladas em novembro.

“Mas quanto de açúcar adicional do estoque será liberado”, questionou. “Sabe-se que o governo segura 7 milhões de toneladas em estoque, mas não há diretriz clara de quanto açúcar pode ser liberado e, se sim, em qual tempo e prazo.”

Ilegal

Há também a presença do açúcar refinado ilegal que, segundo e especialista, entra no país por meio de países vizinhos. “O fluxo de entrada desse açúcar precisa ser controlado e o governo deverá decidir a respeito nos próximos meses.”

Para a 17/18, capacidade é de 15 milhões de toneladas na China, mas produção está em 9 milhões.

Segundo ele, o onsumo na China de adoçante não é só açúcar, mas de xarope de alta flutose feito do milho. “E ele pode ocupara espaço do açúcar”, finalizou.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram