JornalCana

Especialista alerta para uso dos recursos naturais de forma eficiente

A agroindústria pode preservar o meio ambiente usando os recursos naturais de forma eficiente. Esta é a opinião do engenheiro, Homero Tadeu de Carvalho Leite, da Proamb – Engenharia Química, que participará do Curso de Meio Ambiente “Gerenciamento Ambiental nas Indústrias “, realizado pela Sinatub nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2003 no Hotel Nacional Inn Vilage – Auditório Cenacon em Ribeirão Preto (SP).

Segundo ele, isto já acontece em algumas áreas, podendo-se citar o trabalho desenvolvido pelo setor no tocante ao recurso natural água, que resultou na redução acentuada das necessidades de processo, obtidas através da racionalização, reuso e até mesmo da substituição de equipamentos.

“A redução de poluição na fonte, a monitoração, bem como a disposição adequada dos resíduos poluentes, quer sejam gasosos, líquidos ou sólidos é condição essencial para a preservação ambiental. Ressaltar que o setor ao adotar as ações ambientais, ou assumir estes compromissos, certamente terá ganhos econômicos, pois promoverá: a redução de desperdício; o uso racional de recursos naturais e energia e a redução de custos com disposição dos resíduos”, lembra.

Para ele, o Gerenciamento Ambiental, nada mais é do que um conjunto de ferramentas, dentre as quais: sistema de gestão, avaliação de riscos, etc , que possibilitem ao empreendimento garantir sua adequação ambiental e cumprir os requisitos legais pertinentes.

“A importância do curso para o setor está no fato de colocarmos em discussão as principais ferramentas de gerenciamento ambiental, bem como a forma de minimizar alguns dos principais impactos ambientais do setor sucroalcooleiro, como por exemplo as emissões atmosféricas da queima de bagaço e o reuso e reciclo de água”.

De acordo com Leite, atualmente a questão ambiental está sendo amplamente considerada no setor sucroalcooleiro, tanto em função das necessidades de conservação dos recursos naturais de que necessita, tais como: solo, insumos e água, por exemplo, quanto por ter a variável ambiental passado a ser fator de diferenciação no mercado, além de ser amplamente considerada na captação de recursos financeiros.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram