JornalCana

Espaço Iquine de Artes apresenta exposição itinerante Civilização do Açúcar

Fotos e vídeos fazem parte do acervo da exposição.O Espaço Iquine de Artes pela primeira vez traz para a Casa Cor Pernambuco, uma exposição audiovisual. Em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, o Espaço aborda o tema A Civilização do Açúcar, propondo uma viagem no tempo e um olhar para o futuro. O resgate histórico foi feito a partir de fotografias, que retratam a paisagem e arquitetura da época, bem como a tipologia dos edifícios dos antigos engenhos de açúcar do Estado, além de trilha sonora.

Inspirado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, André Cavendish assina o projeto arquitetônico do Espaço Iquine de Artes, cujas paredes de cor preta servem de fundo para as molduras de vidro em que as fotografias e os vídeos serão distribuidos. “A idéia é passar a sensação de um labirinto de imagens, oferecendo ao público um conjunto de informações audiovisuais em várias dimensões e possibilidades, organizadas de maneira atraente e dinâmica”, explica Cavendish. Haverá também manchas de teto explicativas sobre as imagens, cujo designer é assinado por Fred Permann, da Herbert Permann.

O autor das fotografias expostas no Espaço Iquine de Artes é Marcelo Lyra. O fotógrafo retrata engenhos, canaviais e manifestações culturais, que remetem ao período em que o cultivo da cana movimentava a economia do Estado. Serão dez imagens fixas, de pontos históricos da Zona da Mata pernambucana, a maioria fotografada em 2006. Além disso, outras dezenas de fotografias do acervo da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, responsável pela curadoria do Espaço, foram selecionadas por Fátima Accetti e Carla Denise Souza para dar movimento a seis vídeos, que abordarão, individualmente, os temas: casas-grande; igrejas e capelas; paisagens; mobílias/interiores e gastronomia; moitas e senzalas; trabalhadores.

O Espaço Iquine de Artes estará aberto ao público durante toda a Casa Cor Pernambuco, que está acontecendo até 16 de dezembro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram