JornalCana

Esalq/USP marca presença no Simtec 2008

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) participa do VI Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira), em Piracicaba, SP. O departamento de Açúcar e Álcool da instituição será responsável pela organização das atividades dirigidas a empresários e técnicos do setor.

Como uma das apoiadoras do evento, a Esalq/USP terá um estande coordenado pelo professor Jorge Horii, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição. “Acreditamos na importância do Simtec para o setor, assim iremos expor em nossa área uma apresentação sobre as atuais alternativas de produção de álcool”, conta.

Nos quatro dias do simpósio, a equipe do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), órgão ligado a Esalq, também estará à disposição para discutir os aspectos econômicos do setor sucroalcooleiro. Os indicadores de preços de açúcar e álcool elaborados pelo Cepea são utilizados para a definição de preço de toda a cana negociada pelo sistema Consecana, em São Paulo, Alagoas e Pernambuco.

O Centro também calcula semanalmente relações de paridade de preços entre açúcar e álcool e compara a remuneração gerada com a venda do açúcar no mercado interno com a auferida na exportação.

A professora, Heloisa Lee Burnquist, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, e pesquisadora do Cepea abrirá a grade de palestras voltadas para sistemas de aprimoramento e otimização no processo de fabricação de açúcar, álcool e biocombustíveis. O tema Certificação de Qualidade e Mercados para o Etanol será apresentado hoje, às 16h.

De acordo com Heloisa, as estratégias de venda do etanol brasileiro podem não se sustentar apenas pelos preços mais baixos. “É preciso atenção a mudanças importantes nos mercados, particularmente nas exigências dos consumidores, que vêm alterando suas expectativas, tornando-se cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos nos mercados globais”, conta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram