fbpx
JornalCana

Esalq receberá a Caravana Embrapa FertBrasil

Evento será realizado no próximo dia 11 e debaterá alternativas para a crise provocada pela falta de fertilizantes

Piracicaba é a nova cidade polo do Estado de São Paulo que receberá, no dia 11 de outubro de 2023, a Caravana Embrapa FertBrasil, iniciativa que já passou por 18 Estados e percorrerá 48 regiões agrícolas brasileiras. O evento será realizado no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

O objetivo é debater alternativas para a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas neste link 

LEIA MAIS > UNICA se manifesta sobre as novas medidas da EU sobre as importações de etanol

Caravana – Pesquisadores e analistas da Embrapa estão percorrendo desde 2022 os polos produtivos agropecuários, levando informações e conhecimento a técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais sobre como promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.

“Com a Caravana Embrapa FertBrasil disponibilizamos informações de qualidade a lideranças, técnicos, consultores e multiplicadores que atuam nas diferentes cadeias produtivas, para que o Brasil adote as melhores tecnologias e aplique as técnicas adequadas de uso de fertilizantes. Trata-se de uma medida importante para que o país tenha condições de enfrentar situações de crise, além de contribuir para a sustentabilidade.” explicou Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.

Segundo a presidente, a Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso deste tipo de insumo agropecuário no Brasil, já na safra 2022/23, podendo resultar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro.

LEIA MAIS > Retiradas de etanol hidratado no mercado interno por dia útil aumentam 23%

O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo. Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes.  A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

Alinhamento e debate

Ao final das apresentações da Caravana em cada polo produtivo será realizado um alinhamento das necessidades de conhecimento tecnológico, seguido de um amplo debate sobre os principais problemas encontrados em cada região. Em algumas regiões será demonstrada ainda, a eficiência de algumas das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa por meio de Unidades Demonstrativas de Referência Tecnológica.

LEIA MAIS > B3 registra a emissão de 23,55 milhões de CBIOs em 2023

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Embrapa e da Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert.

Mais informações: https://www.embrapa.br/caravana-embrapa

Serviço:

Caravana Embrapa FertBrasil – Piracicaba

Local: Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia da Esalq (Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba,SP)

Data: 11 de outubro (quarta-feira)

Horário: das 13h30 às 18h15

Inscrição gratuita: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/piracicaba

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram