JornalCana

Esalq realiza seminário sobre violência no campo

A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) realiza, dias 11 e 12 de março, no Pavilhão de Economia e Sociologia da instituição, em Piracicaba, SP, um seminário que abordará temas como a violência no campo brasileiro, a violação de direitos trabalhistas e ambientais no setor sucroenergético, violência institucional e criminalização da pobreza, entre outros.

O seminário Diálogos Sobre Violência no Brasil terá coordenação do professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Adalmir Leonidio. “Assusta o alto nível de aceitação entre os brasileiros da violência como mecanismo de resolução de conflitos, particularmente quando as vítimas são aqueles mal posicionados na hierarquia social, com baixo poder aquisitivo e sem famílias e protetores”, disse Leonidio.

O professor lembra ainda que o Estado tem agido não apenas de forma omissa, mas tem sido ele próprio o primeiro a violar sistematicamente a lei, assassinando, torturando e perseguindo seus “cidadãos de segunda ordem”.

O evento contará com a presença de pesquisadores e militantes dos direitos humanos no Brasil, como Angela Mendes de Almeida (Observatório das Violências Policiais – SP), Ariovaldo Umbelino (Associação Brasileira de Reforma Agrária), Aton Fon (Rede Social de Justiça e Direitos Humanos), Maria Luisa Mendonça (Rede Social de Justiça e Direitos Humanos), Luís Antônio Souza (Unesp) e Eduardo Girardi (Unesp).

Os interessados podem se inscrever enviando e-mail para smrivera@esalq.usp.br até o dia 9 de março.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram