JornalCana

Erosão afeta lavouras na região de Mococa

CLIMA

A semana teve temperaturas em elevação e tempo bom na maior parte do Estado até sexta-feira, quando a chuva voltou a ocorrer em praticamente todas as regiões. Até quinta-feira a temperatura máxima ficou acima dos 30 graus em Piracicaba, Jaú e Pindorama e chegou a 33 graus em Votuporanga eAdamantina.Amínima oscilou entre 17 e 20 graus em todas as localidades.

A precipitação da semana não atingiu 10 milímetros em Pindorama, Bebedouro, Limeira, Piracicaba e Tietê e emAssis não choveu durante o período. O maior volume de chuva ocorreuem Mococa, com 145 milímetros, durante três dias, causando erosão nas áreas de maior declive e com solo exposto nos plantios de milho, algodão e café.

Nas lavouras cafeeiras, a chuva atrasou ainda mais o fim da colheita em algumas localidades, cujo término estava previsto para outubro, mas não foi possível por causa do excesso de chuva ocorrida entre maio e junho. Na região de Mococa, Monte Alegre do Sul e São José do Rio Pardo, o excesso de umidade favoreceu a ocorrência da ferrugem do café, dificultando a obtenção deum produto de boa qualidade.

BOM PARA A CANA

No oeste e noroeste, onde estão Presidente Prudente, Adamantina, Araçatuba e Votuporanga, o tempo seco durante a maior parte do período favoreceu a colheita dos últimos talhões de cana.Arebrota e o desenvolvimento dos talhões já colhidos é muito boa, e as condições de temperatura, radiação solar e a boa distribuição da chuva indicam bons níveis de produtividade dos canaviais paulistas na próxima safra. Em Palmital, Guaíra e Cândido Mota o tempo bom favoreceu o desenvolvimento da soja.

As altas temperaturas associadas à baixa umidade do ar tornaram as lavouras menos suscetíveis ao ataque da ferrugem. Em Piedade e Atibaia, o tempo facilitou as operações de campo, assim como a colheita da safra do morango, na sua fase final, de goiaba e pêssego. Em Valinhos, Campinas e Jundiaí o início da colheita e o transporte da safra da uva niagara ocorreram sem problemas. A chuva prolongada em Pariquera-Açu, durante seis dias da semana, dificultou os trabalhos de campo nas lavouras do chá, maracujá e banana, atrasando a adubação, os tratos fitossanitários e a colheita.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram