JornalCana

Equipav prevê safra recorde com duração de 265 dias

A usina Promissão, do grupo Equipav, prevê a moagem recorde de 6,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2008/09, iniciada no dia 25 de março. O volume foi 15,5% maior do que o registrado no ciclo anterior, quando a usina esmagou 5,38 milhões de toneladas.

O grupo também prevê uma safra mais longa, com duração de 265 dias. Se a previsão se concretizar, a unidade de Promissão poderá figurar, em produção, entre as cinco maiores usinas individuais do País. No ano passado, a usina já havia registrado crescimento significativo, processando 22% a mais do que na safra 2006/07.

Para o superintendente Newton Soares, os resultados poderiam ter sido melhores, porém as chuvas atípicas em julho e outubro causaram o atraso na entrega de equipamentos na usina de Promissão, que teve a safra adiada.

A nova unidade da Equipav, Usina Biopav, em Brejo Alegre, também entra em operação este ano e deverá contribuir com o processamento de 1 milhão de toneladas de cana, totalizando 7,2 milhões de toneladas moídas pelo grupo.

Mecanização e produtividade

Este ano, a mecanização deverá ser realizada em 77% da área própria plantada. Na última safra, o índice foi de 66%. A fábrica deverá receber em julho uma nova caldeira, o que permitirá o aumento da produtividade”, anuncia Newton Soares.

O superintendente afirma que a usina é flexível o que permite adequações em situações como a queda no preço do açúcar, vivida no ano passado, o que estimulou o aumento na produção de álcool. Em 2008, a situação se inverteu e o empresário está de olho no preço internacional da commodity, que vem apresentando altas constantes no preço.

“Houve uma melhora significativa para este ano e para 2009, em relação ao preço histórico”, observa Newton. Entretanto, ele prefere ser cauteloso na hora de fechar contratos de mercado futuro, já que na última safra apenas 8% foram vendidos nesse segmento. “Temos que aguardar um pouco mais para garantirmos ganhos maiores”.

Planos

A Equipav mantém seu plano de expansão, com a construção das unidades em Chapadão do Sul, para 2010, e Chapadão do Céu, para 2011. O grupo, sediado em Campinas, SP, possui 47 anos. Começou no ramo da pavimentação. Posteriormente expandiu a atuação para os setores da Construção Civil, da Agroindústria, de Concessões e Ambiental.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram