JornalCana

Equipav moderniza gestão com novo sistema

A Usina Equipav, no município de Promissão (SP), modernizou seu departamento de almoxarifado implantando um novo sistema de gerenciamento baseado em sistemas móveis. No passado, o controle do setor era feito parcialmente à mão, o que demandava maior número de funcionários e tempo, além de gerar excesso de documentos acumulados e erros de processo.

A empresa explica que o departamento enfrentava dificuldades devido ao excesso de documentos e materiais para recebimento e entrega acumulados, ocasionado pelo antigo controle.

Após analisar o problema, a e-Logicon, companhia especializada no desenvolvimento e implementação de aplicações para dispositivos móveis, situada em São José dos Campos, ofereceu a solução para a usina.

Com a modernização, os materiais passaram a ser etiquetados com código de barras e, no caso da requisição de materiais, por exemplo, antes de serem entregues são registrados no sistema por meio dos coletores, como em um caixa de supermercado.

Outra rotina beneficiada pelo novo sistema de gerenciamento foi o inventário do almoxarifado. No passado, este trabalho levava quase uma semana para ser concluído, envolvendo mais de 40 pessoas para contabilizar aproximadamente cinco mil itens.

Os supervisores do almoxarifado imprimiam uma lista de todos os itens estocados e distribuíam aos almoxarifes, que faziam a contagem e anotação das quantidades na lista. Após o preenchimento, os supervisores digitavam as informações no sistema. Quando havia divergência entre estoque físico e lógico, era necessária uma nova contagem, nova impressão e digitação.

Agora, com a solução da e-Logicon, os supervisores do almoxarifado criam no ERP a contagem do almoxarifado. Os almoxarifes, utilizando os coletores de dados, iniciam a leitura via código de barras de cada item. Caso haja divergência entre o estoque físico e lógico, o operador recebe na hora um alerta no coletor de dados e faz a recontagem.

“Com a automatização, no final de 2006 conseguimos realizar o inventário de quase 10 mil itens, volume duas vezes maior que o ano anterior, no mesmo prazo e com 30 colaboradores, ou seja, o departamento aumentou sua produtividade em mais de 50%”, conclui Ferreira.

Seis computadores foram realocados e disponibilizados para outra área da companhia após a implantação. A diminuição do trabalho manual permitiu que três funcionários do setor fossem deslocados para a nova usina do Grupo Equipav, a Biopav, que está em fase de construção.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram