JornalCana

Equipav investe em pessoas e tecnologia

O crescimento dos negócios sucroalcooleiros do grupo Equipav nos últimos três anos é notável. De 2005 para cá, o grupo ampliou em quase 63% a produção da usina de Promissão, ficando entre as cinco maiores plantas industriais do país. Além do crescimento orgânico da unidade, o grupo investe na construção de mais três usinas pelo país, até 2011.

Realizar o crescimento projetado de maneira sustentável é um dos desafios do Grupo Equipav. “Para chegar a este objetivo estamos investindo no uso intensivo de automação e da mecanização. Na próxima safra a expectativa é que 85% de nossa cana própria seja colhida mecanicamente”, afirma Newton Salim Soares, superintendente em Promissão.

A usina de Chapadão do Sul – MS nasce com 100% da colheita mecanizada, o que demonstra o comprometimento do grupo em antecipar ainda mais o prazo para o fim da queima para colheita da cana, que hoje está previsto para 2014. O comprometimento com o meio ambiente não pára por aí, a usina de Promissão reaproveita resíduos industriais. Toda a linhaça resultante do processo de produção do álcool e a água que não é reutilizada no processo são misturadas e aproveitadas na irrigação da lavoura.

A usina também produz energia elétrica por meio da queima do bagaço e palha da cana. Com o aumento da eficiência do vapor na produção de açúcar e álcool, e aumento na eficiência da queima do bagaço e palha, a usina gera vapor excedente e usa-o exclusivamente para a produção de energia. O volume consumido pela própria usina equivale a 1/3 do total produzido, que na safra 2007/2008 alcançou a marca de 221 mil MW/h. Parte deste aumento deve-se a uma nova tecnologia que separa a palha da cana por ventiladores, gerando economia de água e potencialização da geração de energia elétrica pela queima da palha.

Mas o investimento em tecnologias não bastaria se não houvesse mão-de-obra capacitada para operá-la. Sabendo da escassez de qualificação a Equipav investe em diversos programas de capacitação de funcionários, como o curso para tratoristas, ministrado para colaboradores rurais. Além disso, um dos projetos que merecem destaque é o FORMARE. Realizado em parceria com a fundação IOCHPE, o programa visa profissionalizar jovens de baixa renda, com o objetivo de integrá-los a sociedade com melhores índices de empregabilidade.

A primeira turma irá se formar no final de março. Vinte jovens, com idade entre 17 e 18 anos fizeram o curso de “operador de produção em processos contínuos” durante o ano de 2007. Os educadores foram colaboradores voluntários da usina, que passaram por treinamento pedagógico para exercerem a nova função.

“Tivemos 100% de aproveitamento, pois os objetivos do projeto são o desenvolvimento humano, intelectual e técnico. Todos os alunos tiveram excelente desempenho nestes quesitos”, explica a coordenadora do projeto, Bernadete Maria Lins Proença. Segundo ela, a probabilidade destes alunos serem absorvidos pela própria usina é grande, não só na unidade de Promissão, mas também na unidade de Brejo Alegre.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram