JornalCana

Equacionar demanda é solução para capital de giro, diz executivo de usina paranaense

A safra 16/17 demonstra até o momento que redundará em uma retomada do setor sucroenergético. É o que apontam alguns diretores de grupos e usinas. Ainda assim existem desafios. A equação da demanda para necessidade de capital de giro é um deles.

Aizzo:
Aizzo: usina terá recorde de moagem

Outros desafios, além da perspectiva de uma safra recorde de cana-de-açúcar foram abordados na entrevista que Condurme Aizzo, que há 8 anos é diretor de operações da Usina Jacarezinho, do Grupo Maringá, concedeu com exclusividade ao Portal JornalCana. Ele atua no setor há 35 anos, iniciando ainda garoto na Usina Nova América, passando depois pelas usinas Ipiranga, Cocamar e Grupo Santa Terezinha. Confira:

Portal JornalCana — Quais as perspectivas para safra 16/17?

Condurme Aizzo — Estamos experimentando uma safra com alta produtividade. Que aliada a extensão do período de colheita — março a dezembro — nos permitirá atingir nosso recorde de moagem, ao
redor de 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A conjugação desse fator com um cenário de preços
mais remunerador, nos indica uma safra bem interessante.

Quais os maiores desafios?

No âmbito da operação, manter o nível de aproveitamento industrial e agrícola em patamares muito elevados,
de modo a processar toda cana disponível. Há também o constante desafio de melhorar a colheita, dando sequência ao processo de evolução no corte mecanizado, trazendo matéria-prima com qualidade para a moenda. No âmbito financeiro, equacionar a demanda para necessidade de capital de giro, num contexto de crescimento do volume de produção.

O cenário político-econômico interferirá de que forma?

O cenário político está indefinido. Observamos, entretanto, que no âmbito econômico, com uma equipe de respeito e que detém a confiança do mercado, esperamos a evolução para um ambiente mais construtivo. A base congressual do Governo até agora tem acenado para a aprovação das medidas urgentes de eficiência fiscal, algo fundamental para o país. De qualquer modo, preferimos esperar um pouco mais para expressarmos uma opinião mais clara, haja vista estarmos num processo de impedimento da Presidente, bem como no curso da operação Lava Jato.

Quanto a Usina Jacarezinho produzirá de etanol e açúcar?

Produziremos 170 mil toneladas de açúcar e 81 milhões de litros de etanol. O mix está mais voltado para o açúcar. Quanto a cogeração, produziremos energia apenas para consumo da planta, que é de 9,5 MW/h.

Qual a produtividade média da cana na região?

A Safra 15/16 fechamos com 94 TCH a safra atual a previsão é de 98 TCH.

Voando alto! 

Confira no vídeo abaixo imagens aéreas da Usina Jacarezinho:

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram