JornalCana

EPE publica perspectivas para o mercado brasileiro de combustíveis no curto prazo

Edição de abril projeta crescimento nas vendas de óleo diesel, etanol hidratado, QAV e GLP

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a edição de abril de estudo sobre as Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo.

A empresa projeta crescimento de 0,8% nas vendas de óleo diesel, de 2,8% nas vendas de etanol hidratado, de 25% nas vendas de QAV, e de 0,3% nas vendas de GLP para 2022. Por sua vez, o consumo de gasolina C deverá manter-se estável em 2022.

O mercado brasileiro de combustíveis líquidos iniciou 2022 com resultados positivos, com aumento de 1,1% nos meses de janeiro e fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento tem sido alavancado principalmente pelas vendas de óleo diesel e gasolina C.

A EPE estima que o mercado brasileiro de combustíveis deverá continuar a trajetória de recuperação ao longo de 2022, retornando aos níveis de 2019. Contudo, o consumo de combustíveis neste ano deverá refletir, em alguma medida, os efeitos da escalada de preços, além das menores expectativas do mercado para a economia brasileira – alta de 0,5% do PIB.

No caso do óleo diesel, a produção agrícola, favorecida pelo bom momento das commodities no mercado internacional, deverá ser o fiel da balança para o consumo. Apesar da estiagem que afetou a região Sul neste início de ano, a safra brasileira de grãos 2021/2022 deverá crescer 5,4% em comparação à safra 2020/2021.

Para os combustíveis do ciclo Otto, a EPE considera que a tendência de crescimento da mobilidade urbana no Brasil se manterá no curto prazo. Estima-se, ainda, uma perda gradual de participação da gasolina para o etanol hidratado no mix de combustíveis do ciclo Otto ao longo deste ano.

LEIA MAIS > Motor híbrido amplia as perspectivas do etanol no processo de eletrificação

A disseminação da variante Ômicron afetou o setor aéreo no início de 2022, ainda que de forma menos intensa que em outras ondas da pandemia. Com isso, a curva de recuperação do QAV retrocedeu novamente em janeiro e fevereiro. No entanto, a EPE projeta uma retomada acelerada em março e abril. Além da crise sanitária, as vendas de QAV têm sido afetadas pelo aumento dos preços das passagens aéreas (em função da alta dos preços do petróleo) e pelo real desvalorizado, o que têm desestimulado viagens, principalmente em rotas internacionais.

Com o aumento dos preços do GLP ao longo de 2021 e início de 2022, muitas residências brasileiras reduziram o consumo ou optaram pela substituição por outro energético, especialmente em famílias de baixa renda. Apesar da escalada dos preços, a EPE estima um pequeno crescimento das vendas de GLP em 2022, por conta da disseminação de programas de transferência de renda para auxílio na compra de botijões por famílias de baixa renda – como o Auxílio Gás dos Brasileiros, instituído em novembro de 2021, de âmbito federal.

Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo é uma publicação bimestral da EPE que apresenta projeções para as vendas mensais dos principais derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil. A publicação objetiva reduzir a assimetria de informações, favorecendo a tomada de decisão no setor de energia.

Acesse a edição de abril de 2022.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram