JornalCana

Entregas de biodiesel crescem 15,4% no 1º bimestre

As entregas de biodiesel pelas usinas às distribuidoras de combustíveis aumentaram 15,4% no primeiro bimestre de 2013, ante o mesmo período do ano passado. Ao todo, a comercialização via leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) atingiu 455,45 mil metros cúbicos, informou ontem a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Os principais Estados produtores foram Rio Grande do Sul, com participação de 28%, Goiás e Mato Grosso, com 21% e 12%, respectivamente. O Centro-Oeste se destaca com 41% da produção nacional, seguido das regiões Sul (33%) e Sudeste (12%).

Entre as matérias-primas, o óleo de soja respondeu por 67% da produção biodiesel entre janeiro e fevereiro, seguido do sebo bovino (22%) e do óleo de algodão (5%).

De acordo com análise da associação, os preços subiram, em média, 5,4% em janeiro e fevereiro, em comparação com igual período de 2012. A elevação se deve, principalmente, à manutenção de preços elevados do óleo de soja no período que antecedeu a safra brasileira da oleaginosa. O preço médio pago pelo litro de biodiesel, em 2013, é de R$ 2,38.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram